Inclusão social

Escola Antônio Francisco Lisboa, de Santa Maria, completa 60 anos

"


Nesta quinta-feira, a Escola Antônio Francisco Lisboa completa 60 anos de história e de atuação na área da inclusão social. Durante a manhã, os alunos participaram das comemorações, com direito a música e bolo. Junto com os professores e funcionários eles também distribuíram, para pessoas que passavam em frente à escola, 60 balões. De tarde, a comemoração foi retomada.

Uma das funcionárias da Escola, Cleusa Almeida, comemora o aniversário e conta que trabalha na instituição há 33 anos.
_ Aqui é um lugar muito bom de trabalhar e muito bom para os alunos. É tão bom que a gente percebe que eles não gostam quando perdem um dia de aula _ conta Cleusa.

Heitor da Silva é um dos alunos da escola. Aos 65 anos de idade, Heitor conta que frequenta a escola há 52 anos, desde quando tinha 13 anos. Para ele, os colegas e professores são como uma família. Uma das coisas que ele mais gosta de fazer é a oficina de artesanato:

_ Eu gosto de fazer bordado, faço vários tipos: ponto russo, trabalho com feltro _ conta Heitor.

A escola é de caráter filantrópico e atende pessoas com deficiência. Atualmente, conta com 135 alunos matriculados, mas 168 pessoas recebem atendimento. Além de oficinas pedagógicas, os alunos participam de grupos de convivência, alfabetização, atendimentos individuais clínicos, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e  psicopedagogia.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Decisão final sobre vestibular ou Enem pode sair só em final de julho

Próximo

Decisão sobre o retorno do vestibular da UFSM surpreende e muda a rotina dos alunos mais uma vez

Educação